3 motivos para utilizar uma estratégia de Marketing Interativo

De maneira simplificada, e como o próprio nome já diz, o marketing interativo é um ramo do marketing que deseja fazer com que o seu público interaja com a sua marca e com os seus produtos, sejam eles digitais ou físicos.

Quando a técnica é corretamente utilizada, um de seus principais objetivos é conhecer os seus possíveis clientes a partir de uma rede de interações, vamos exemplificar. Quando o primeiro contato é feito e uma informação é colhida, a ideia é que uma nova interação seja feita e, mais um pouquinho de informação sobre o lead seja captada pela empresa… e assim por diante, formando uma verdadeira rede, onde o diálogo é construído de maneira permanente com o público que você deseja atingir.

O grande diferencial que destaca o marketing interativo neste cenário em que vivemos está justamente no fato da construção desse diálogo. Quando as empresas se comunicam mais com seus clientes e possíveis clientes, torna-se mais fácil e estratégico angariar novos leads, consumidores e realizar campanhas que atingirão o seu público-alvo com maior assertividade. Outra vantagem está no fato da fidelização dos clientes, pois sabemos que em mercados disputados, como o publicitário, ou o de alimentos, conversar “no mesmo idioma” de seu público, coloca a sua empresa na frente da concorrência.

Mas calma, não adianta você abrir caixinhas de perguntas na sua página nas redes sociais e esperar que isso se concretize em ótimas ações do marketing interativo. São necessárias algumas técnicas específicas que, além de facilitar a comunicação com o público alvo, vai estimular a interação entre este e a sua marca, sempre pensando em uma relação cada vez mais próxima e de confiança. Talvez o primeiro passo para entender e conseguir implementar estas estratégias seja entender que o seu negócio não está no controle de seus clientes e, que na verdade, o que acontece é uma troca de informações recíprocas entre ambos.

Falando assim, pode até parecer que trocar informações irá deixar a sua empresa mais vulnerável às concorrências do mercado, porém, na verdade, o que acontece é que você passará a mostrar ao seu público uma maior humanização e, principalmente, um cuidado que o seu concorrente talvez não tenha. E isto só ocorre, pois você estará ouvindo quem deseja ser ouvido e, que por muito tempo, não teve como falar diretamente com as empresas. A sua empresa deve ouvir e captar as informações passadas pelos seus clientes que confiaram nela e a partir daí, moldar as preferências do público as estratégias de divulgação dos produtos e serviços oferecidos.

No final, hoje, não adianta mais seguir a receita antiga do bolo e ter materiais prontos e estáticos que não permitem que o público alvo se comunique com a empresa. É preciso estimular essa conversa e a troca de informações, deixando sempre claro que a sua empresa está disposta a ouvir e, principalmente, que está atenta ao que está sendo dito. Quando essas pequenas mudanças de pensamento são realizadas, o marketing interativo passa a aumentar o engajamento com o público e otimizar os resultados de todo o processo de marketing.

3 motivos para a utilização do marketing interativo

Na primeira parte deste artigo te mostramos um pouco dos benefícios da utilização do marketing interativo pela sua empresa e como ele pode ajudar que ela se destaque no mercado diante da concorrência. Agora, queremos te mostrar os três principais motivos para você utilizar estas técnicas, sempre lembrando que o seu cliente possui um papel de importante destaque na nova era do consumo na qual nós vivemos.

Informação sobre seus clientes

Como falamos, no cenário atual de consumo, obter informações sobre as preferências de seus clientes é algo de extrema importância e garantir que eles te contem o que preferem é ainda mais importante. Por isso a inteligência de dados e a captação de informação se tornaram essenciais para o marketing interativo, afinal, ele personaliza o que será entregue para cada um dos clientes. Essa captação faz com que a empresa consiga propor ações assertivas para o público-alvo. Em outras palavras, a captação de dados torna-se uma verdadeira peneira para que os leads cheguem cada vez mais qualificados.

Um bom exemplo destas informações que você precisa são dados demográficos, a idade, a escolaridade e a localização do seu público-alvo para que uma campanha bem segmentada seja realizada. Uma boa prática para conseguir essas informações é através de landing pages para cadastro, questionários, pesquisas e, até mesmo, quizzes, pois estas estratégias garantem que os seus possíveis clientes te digam informações importantes sobre o seu comportamento.

Se em seu site, seu cliente responde perguntas interativas, onde em cada uma delas ele ganha algo em troca, como descontos, você acaba captando informações e, para ele, o que está acontecendo nada mais é do que um jogo com um prêmio no final. Os resultados de uma estratégia assim são inúmeros, pois você acaba descobrindo os principais interesses de cada visitante, consegue saber em qual etapa do funil de vendas ele está e ainda consegue adquirir informações para o seu mailling, por exemplo.

Talvez, neste momento, o seu objetivo nem seja a conversão e sim descobrir preferências para uma conversão maior em um futuro próximo.

Manter contato com seus leads

De nada adianta a sua empresa captar os possíveis novos clientes se ela não realizar uma manutenção de contato periódica com essa base. Se ele chegou a passar o seu contato de e-mail para você, é porque algo lhe interessou e ele é um possível cliente. Por isso, mantê-lo nutrido é tão importante. Mas aqui cabe um adendo. E-mails demais, com muitas propagandas pode fazer com que ele não abra ou se discadastre da sua base, então cuidado.

Nesta etapa, ainda precisamos entender qual é o padrão de compra dos eu lead e como ele enxerga a sua marca perante as outras. Infográficos, amostra de produtos, reproduções 360º, por exemplo, são boas opções para manter os seus leads interessados por seus produtos. Apenas textos e informações expositivas podem fazer com que ele perca o interesse na sua marca que apresentou na etapa anterior, pois você deixou de ouvi-lo e de mostrar interesse no que ele gostaria.

Fidelidade e mais compras!

Talvez o último e mais importante dos motivos para você utilizar o marketing interativo seja a fidelização dos clientes. Fidelizar os clientes é de extrema importância para qualquer empresa. Garantir que após comprar o seu produto, eles voltarão, fazendo com que você se destaque no mercado, movimente o caixa e gire as suas mercadorias. Clientes que são fiéis a você melhoram a reputação da sua empresa e acabam trazendo novos leads, com o mínimo esforço.

Porém, esta talvez seja a parte mais complicada de ser realizada no marketing interativo. É preciso que os gestores das empresas tenham em mente que o ciclo de compra não se encerra no momento em que a venda é finalizada e, sim, que esse cliente voltará para o funil de vendas, será nutrido com novas promoções, cupons de descontos e interatividades, para que, desta maneira, voltem a comprar da sua marca.

Realize ações simples, como um clube de recompensas, onde a cada compra o seu cliente ganhará pontos que podem ser trocados por descontos e mercadorias, mande um questionário perguntando o que ele achou do produto e da experiência de vendas. Faça com que cada pessoa se sinta importante para a sua empresa e, entenda, que de fato estes clientes possuem uma relevância enorme para o crescimento do seu negócio!

A Agência Elohim possui as soluções necessárias para que o seu negócio se destaque e se desenvolva no mercado, independentemente da sua área de atuação. Fale com um de nossos especialistas e descubra como podemos fazer com que você cresça e aumente o seu faturamento. Venha para a ELOHIM!