Inteligência artificial, o impacto nos diversos setores e a movimentação do mercado

Inteligência artificial, o impacto nos diversos setores e a movimentação do mercado

Introdução

A Inteligência Artificial (IA) é a capacidade que uma máquina tem de aprender a diferenciar, interpretar e tomar decisões com base nesses aprendizados. Ao longo do tempo, a Inteligência Artificial e o trabalho no ambiente corporativo vêm construindo uma relação estreita com foco em melhorar a produtividade e trazer mais inovação para as empresas.

Diversas soluções estão sendo criadas a todo instante e, hoje em dia, já é possível contar com uma infinidade de softwares de RH que utilizam a IA, o machine learning e o deep learning para melhorar o atendimento ao cliente, suporte, tomada de decisão e outros aspectos das empresas.

O recente lançamento do ChatGPT é um exemplo disso. A ferramenta de IA, que movimentou ainda mais o mercado, se tornou um fenômeno pela quantidade de novos usuários adquiridos em poucos meses. Além de encantar pela novidade de ver um chatbot escrevendo sobre o assunto que a pessoa digitou na pesquisa, a disponibilidade gratuita do ChatGPT é outro atrativo.

Muito mais que uma ferramenta de descontração e interatividade, a OpenAI veio reafirmando que o uso da inteligência artificial deve ser pensado para todos. E é dessa forma que o mercado vem se movimentando. Por isso, os executivos devem estar antenados em não apenas desenvolver ou adquirir uma ferramenta com inteligência artificial, mas fazê-la acessível e de fato funcional para o seu negócio.

Inteligência artificial em diversas áreas

Dentro do modelo de Machine Learning, existe ainda o processo de aprendizado da máquina, ou Deep Learning, que possui mais complexidade por oferecer à máquina uma capacidade sensorial semelhante a de um ser humano.

 

No contexto dos dois processos, as máquinas ganham capacidade para operar com:

  • reconhecimento de voz e imagem;
  • identificação de objetos;
  • identificação de oportunidades de vendas;
  • capacidade de pilotar veículos;
  • reprodução de voz a partir de texto;
  • aprovação de limite de crédito (setor financeiro);
  • automatização de publicações e acompanhamento da jornada de e-mail marketing (marketing).

 

Quais os obstáculos para utilizar a IA?

As questões financeiras aparecem no topo das preocupações dos executivos que pensam em aderir a inteligência artificial nas empresas. Porém, existem dois grandes obstáculos que são prioritários para o bom funcionamento da IA. São eles:

 

Falta de mão de obra: enquanto muitos profissionais estão preocupados em perder suas vagas de trabalho para a tecnologia, por outro lado, quem atua na criação e gerenciamento de ferramentas de IA se preocupam com a escassez de profissionais qualificados. Muitas vezes os aprendizados passados em cursos e no ensino superior não preparam adequadamente estes profissionais para o mercado. Apenas a experiência prática proporciona a capacitação. Além disso, esta é uma área que se encontra em constante atualização, o que exige mais dinamismo das pessoas que migraram ou estão se inserindo no ramo;

 

‍Proteção de Dados: A base para se construir uma ferramenta de inteligência artificial são os dados. Mas o uso deles não pode ser indiscriminado. No início do uso massivo da internet e redes sociais, para não se criar uma “terra sem lei”, onde “se jogou na rede, já era”, uma série de leis e punições para quem se apropria ou divulga indevidamente informações de terceiros sem a devida autorização foram criadas. O mesmo vale para o uso de dados. Não são as mesmas leis? Não necessariamente! Afinal, os dados utilizados, não obrigatoriamente, são de redes sociais. Podem ser de uma pesquisa de satisfação de um produto adquirido fisicamente. As empresas devem estar alertas para andar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e demais questões legais que possam existir quando utilizam as informações fornecidas por usuários.

Reflexão geral sobre IA

Do ponto vista da geração de empregos. A inteligência artificial na indústria, conforme citada, gera uma série de considerações sobre o tema. Pensar em todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos neste setor, traz uma reflexão sobre as transformações em curso nos mais variados ramos.